Manifesto dos Invisíveis – Curitiba
Este manifesto vem a público após o atropelamento do ciclista Rafael de Almeida Oliveira por um veículo cujo motorista diz “não ter visto a vítima”. Chega de invisibilidade. A versão abaixo foi copiada e remixada a partir do manifesto dos invisíveis de São Paulo.
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Motorista, o que você faria se dissessem que você só pode dirigir em algumas vias especiais, porque seu carro não possui airbags? E que, onde elas não existissem, você não poderia transitar?
Para nós, cidadãos e cidadãs que utilizamos a bicicleta como meio de transporte, é esse o sentimento ao ouvir que “só é seguro pedalar em Curitiba nas ciclovias”, ou que “a bicicleta atrapalha o trânsito”. Precisamos pedalar pela cidade toda. E já pedalamos! Mas o que fazer quando precisarmos passar por alguma via sem ciclovia? Carregar a bicicleta nas costas até a próxima ciclovia? Empurrá-la pela calçada? Ciclovia é só uma das possibilidades de infra-estrutura existentes para o uso da bicicleta. Nosso sistema viário, assim como a cidade, foi pensado para os carros particulares e, quando não ignora, coloca em segundo plano os ônibus, pedestres e ciclistas. Não precisamos somente de ciclovias para pedalar, assim como carros e caminhões não precisam ser separados. Precisamos também de ciclofaixas, e onde elas não existirem ou estiverem deterioradas, o ciclista tem o direito legal de pedalar por praticamente todas as vias, e ainda tem a preferência garantida pelo Código de Trânsito Brasileiro sobre todos os veículos motorizados.
A evolução do ciclismo como transporte é marca de cidadania na Europa e de funcionalidade na China. Já temos, mesmo na América do Sul, um grande exemplo de solução criativa: Bogotá.
Então não clamamos por ciclovias. Clamamos por respeito. Respeito às leis de trânsito, que colocam em primeiro plano o respeito à vida. As ruas são públicas e devem ser compartilhadas entre todos os veículos, como manda a lei e reza o bom senso. Porém, muitas pessoas não se arriscam a pedalar por medo da atitude violenta de alguns motoristas. Estes motoristas felizmente são minoria, mas uma minoria que assusta e agride.
Curitiba ainda possui uma situação peculiar, que são as famosas “calçadovias”, que levam motoristas a gritar para ciclistas saírem da pista de rolamento e irem para seu devido lugar, o qual acaba por configurar-se como lugar algum. Os automóveis não nos respeitam na pista, os pedestres não nos respeitam na calçada/ciclovia e as poucas ciclovias de verdade que existem muitas vezes estão em condições tão precárias que não é possível pedalar continuamente em sequer 50 metros de sua extensão.
Por isso muito mais que ciclovias, precisamos de mais bicicletários espalhados pela cidade e de uma campanha de educação no trânsito acompanhada de um trabalho de sinalização das vias. Se faz extremamente necessário informar e conscientizar motoristas sobre o fato de que ciclistas podem e devem circular nas ruas da nossa cidade. Isso está na Lei.
“Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.”
Mas nos cursos de habilitação não há sequer um parágrafo sobre proteger o ciclista, sobre o veículo maior sempre zelar pelo menor. Eventualmente cita-se a legislação a ser decorada, sem explicá-la adequadamente. E a sinalização, quando existe, proíbe a bicicleta; nunca comunica os motoristas sobre o compartilhamento da via, regulamenta seu uso ou indica caminhos alternativos para o ciclista. A ausência de sinalização deseduca os motoristas porque não legitima a presença da bicicleta nas vias públicas.
A insistência em afirmar que as ruas serão seguras para as bicicletas somente quando houver milhares de quilômetros de ciclovias parece a desculpa usada por muitos motoristas para não deixar o carro em casa. “Só mudarei meus hábitos quando tiver metrô na porta de casa”, enquanto continuam a congestionar e poluir o espaço público, esperando que outros resolvam seus problemas, em vez de tomar a iniciativa para construir uma solução.
Não podemos e não vamos esperar. Precisamos usar nossas bicicletas já, dentro da lei e com segurança. Vamos desde já contribuir para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Vamos liberar espaços no trânsito e não poluir o ar. Vamos fazer bem para a saúde (de todos) e compartilhar, com os que ainda não experimentaram, o prazer de pedalar.
Preferimos crer que podemos fazer nossa cidade mais humana do que acreditar que a solução dos nossos problemas seja alimentar a segregação com ciclovias. Existem alternativas mais rápidas e soluções que serão benéficas a todos, se pudermos nos unir para construirmos juntos uma cidade mais humana.
A rua é de todos. A cidade também.
E este manifesto assinamos nós, que também somos o trânsito:
Fabianne Balvedi (fabs)
Gabriel Augusto Gonçalves Sobral
Jorge Brand (Goura)
Cintia Ribas
André Luiz de Almeida (ciclista urbano cwb)
Flávio Krüger
Alberto A. Rocha
Evandro Fernando Schulz
Vitoria Mario
Vinicius Massuchetto
Luis Patricio
Vinicius Brand
Norma Müller
Rafael Buratto
Daniel Junghans
Michele Micheletto
Rosangela Araújo
Rui Marcelo Suttil de Oliveira
Vinicius de Figueiredo
Valdilena Rammé
André Belletti Romero
Janaina Fellini
Silvia Neves Mayer
Antonio Miranda
Silvia Shimakura
Tiago Bindewald
Tiê Passos
Patrícia Valverde
Iris Cavassin Lopes
Rodolfo Lucchin (Dox)
Yasmim Reck
André de Macedo Duarte
Eduardo Cordeiro Uhlmann
Maria Baptista
Liliane Vicenzi
Paulo de Oliveira Neto
Alessandra Lorena da Silva
Ramiro Batista da Luz
Oscar Neto
Jake Dobkin
Marlon Martins
Daniel S M Oliveira
Xênia Mello
Ricardo Alves de Oliveira
Renato Machnievscz
José Carlos Assunção Belotto
Pedro Leonardo Cardozo de Medeiros
Guilherme Sant’ana
Daniel Ikenaga
Divo Maia
Andreza G. Lucas
Tais da Silva Ribeiro
Lyncoln Reis
João Paulo Taborda (Djão)
Samuel Barrales (Samucat)
Márcia Flores
Alvaro Komiya
Josue Valerio
André Drabeski
Beto Varella
Renata Mele
Yuri Damasceno Schultz
Diogo Marques
Leandro Kruszielski
Klaus Lütke Elbers
Rodrigo Camargo de A Pinto
Pedro Loyola
Silvia Caroline Zyla Santos
Pablo Sandro Carvalho Santos
Nicole Jareki
Robson Furquim
Assine você também manifestando seu desejo por visibilidade nos comentários abaixo. Nós iremos adicionar os nomes à medida que forem sendo revelados.
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Prof. Daniel Junghans - UTFPR 13:18 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino embaixo…
Rosangela Araújo 14:07 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assino em baixo!
rui marcelo suttil de oliveira 15:35 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assinando aí
Liliane Vicenzi 21:56 on 7 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assinado!
Márcia Flores 19:19 on 9 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Desejo também visibilidade e respeito !
PEDRO LOYOLA 13:28 on 2 Junho, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assino!
Michele Micheletto 13:23 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
#bicicletas
Vinicius de Figueiredo 15:39 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
ótimo manifesto
Valdilena Rammé 15:49 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino embaixo também. Por favor, coloquem meu nome na lista =)
André Belletti Romero 15:51 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino em baixo!!
silvia emiko shimakura 20:13 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu tb assino o manifesto.
Tiago Bindewald 20:01 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Tá assinado!
Tiago Bindewald 20:02 on 6 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Foi!
Iris Cavassin Lopes 12:45 on 7 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu gostaria de usar a bicicleta como meio de transporte!
Rodolfo Lucchin (Dox) 12:49 on 7 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
tamo junto
Yasmim Reck 14:16 on 7 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
eu assino!
André de Macedo Duarte 17:10 on 7 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado!
Eduardo Cordeiro Uhlmann 19:27 on 7 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado!!
Maria Baptista 20:26 on 7 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
#bicicleta #transporteintermodal #cidadesustentavel
Paulo de Oliveira Neto 23:12 on 7 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado.
ALESSANDRA LORENA DA SILVA 00:41 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
CONFIRMO MINHA ASSINATURA
Doutor Ricardo Rosa praticamente mata ciclista e diz que “não viu” | Bicicleteiros 00:42 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
[…] falam por si. No site da Bicicletada Curitiba a ciclista Fabiane Bevaldi escreveu um irretocável manifesto que pode ser subscrito por todos que concordarem com as incisivas e fáticas palavras de uma das […]
Ramiro Batista da Luz 01:37 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu assino.
oscar neto 01:46 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Subscrevo, sem um retoque! Parabéns à Fabs pela clareza, lucidez e sensibilidade!
Jake Dobkin 10:21 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assinado
Marlon Martins 14:06 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino embaixo!
Daniel S M Oliveira 14:40 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado!!
Xênia Mello 16:09 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assino também! Xênia Mello
Ricardo Alves de Oliveira 17:04 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino embaixo!
Ricardo Alves de Oliveira
Renato 18:20 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado. Renato Machnievscz
guilherme sant'ana 18:48 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
guilherme sant’ana assina
Daniel Ikenaga 19:56 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Também assino!
divo maia 20:28 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assino também.
divo maia 20:28 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assino também : Divo Maia
Andreza G. Lucas 21:13 on 8 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado!!!
Tais da Silva Ribeiro 03:23 on 9 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Que tenhamos coragem de continuarmos educados no trânsito.
Manifesto endossado!
Lyncoln 10:57 on 9 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado! Lyncoln Reis
João Paulo Taborda (Djão) 11:33 on 9 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assino embaixo.
Samuel Barrales (Samucat) 14:34 on 9 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assino embaixo!!
Alvaro Komiya 19:41 on 9 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino também!! Alvaro Komiya
André Drabeski 11:40 on 10 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Muito bom o texto… Assino com certeza! André Drabeski
Renata Mele 15:08 on 10 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino!
Luana 15:56 on 14 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Queremos trânsito com segurança e respeito. Respeito ao ciclista. Mas também respeito ao pedestre, a quem são destinadas as calçadas.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) determina:
“Art. 255. Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59:
Infração – média;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.
Art.59, parágrafo único: Desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, será permitida a circulação de bicicletas nos passeios.
Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.”.
Yuri Damasceno Schultz 13:03 on 17 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado.
Yuri Schultz
Diogo Marques 04:50 on 18 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado!
Leandro Kruszielski 17:58 on 18 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado. Leandro Kruszielski
Klaus Lütke Elbers 03:33 on 19 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
assinado
Rodrigo Camargo de A Pinto 00:01 on 25 Abril, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino com prazer!!!
silvia caroline zyla santos 16:55 on 17 Junho, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
ta assinado
Pablo Sandro Carvalho Santos 19:11 on 22 Junho, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino!
Nicole Jareki 21:44 on 1 Agosto, 2013 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assinado!!!
Robson Furquim 20:14 on 20 Janeiro, 2014 Permalink | Inicie a sessão para responder
Assino embaixo, como ciclista, desejo também visibilidade e respeito.
e o ArteBiciMob flui pelas artérias de Curitiba mais uma vez… – 11° ARTE BICICLETA E MOBILIDADE 21:45 on 1 Setembro, 2018 Permalink | Inicie a sessão para responder
[…] demais… e são nesses momentos que nos damos conta do quanto estamos cansados de nossa invisibilidade. E, principalmente, cansados de sermos […]