A Marcha das 2012 Bicicletas e a Identidade da Bicicletada

Ao divulgar a Marcha das 2012 Bicicletas, fizemos cartazes, ações no Facebook e postagens nos blogs. Não demorou para que quando chegasse mais próximo do evento surgissem perguntas do tipo: “Que horas será o passeio ciclístico?” ou “Qual o percurso?“, “Para que parque iremos?”.

Passada a marcha e divulgando a Bicicletada que haveria logo em seguida, já houveram reclamações: “Não vão fazer a gente esperar ouvindo música ruim, né?“, “Vamos ser mais pontuais, gente!”.

É importante sempre colocar: a Bicicletada não é um passeio, e não vai a parque algum. O objetivo é ocupar as ruas da cidade para promover um paradigma de mobilidade. Se você quer pedalar com mais gente, com hora marcada e trajeto definido, a prefeitura já organiza isso pra você e diz que com isso está estimulando o uso da bicicleta. Ironicamente não temos o mesmo estímulo nas nossas ciclovias.

Bicicletada não é por pedalar. O trajeto não importa. É muito prezada a vivência entre aqueles que participam dela. Qualquer um é livre para trazer suas preferências — de percurso e musicais.

Não acreditamos que um bando de gente pedalando vai trazer soluções para a cidade, mas sim um bando de gente consciente de causa e em unidade. Procure saber mais sobre a Bicicletada!