Próximo Domingo, dia 20 de maio, UFPR promove a Pedalada dos 100 Anos

Este ano a Universidade Federal do Paraná celebra o seu centenário. Todos os meses, entre os dias 18 e 20 acontecem eventos comemorativos e, neste mês de maio, será realizada a Pedalada dos 100 Anos.

Segundo José Carlos Belotto, coordenador do Programa Ciclovida da UFPR, “além de comemorar o centenário da Universidade, esse Passeio Ciclístico serve também para reafirmar o apoio da Instituição à bicicleta enquanto um agente transformador desta situação urbanística que está quase chegando ao extremo do caos motorizado”.

Belotto lembra ainda que,” além da Universidade ser um dos maiores polos formadores de tráfego na cidade, ela não ensinou seus alunos de engenharia e arquitetura a planejarem para a bicicleta”. Esta situação já está sendo revertida, pois além de possuir programas voltados para a questão da mobilidade urbana, no curso de Arquitetura, por exemplo, já existe na grade curricular a disciplina de Cidade e Meio Ambiente que possui um módulo específico para tratar da bicicleta, conforme informa o coordenador do Ciclovida.

A Pedalada dos 100 Anos passará por vários endereços da UFPR espalhados pela cidade, inclusive no primeiro prédio da Universidade onde hoje se encontra o shopping Omar. Todos os participantes concorrerão a duas bicicletas e vários brindes oferecidos pelos patrocinadores: Bike Sul, Agência Bicicleta , KuritBike, Baron Bikes e Bar Tartaruga.

Serviço:

Pedalada dos 100 Anos da UFPR

Local: Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico;

Data: Domingo, dia 20 de maio de 2012;

Horário: concentração às 9 e saída às 10 horas;

Anúncios