Migração do Site da Bicicletada

Problema

A Bicicletada tem sofrido há algum tempo com falhas de comunicação entre aqueles interessados em participar. Ultimamente estávamos usando e-mails, mas com isso permanecíamos um pouco limitados e conversávamos só com quem a gente conhecia.

Como queríamos conversar com o maior número de pessoas possível e não pautar nossa comunicação exclusivamente sobre plataformas proprietárias (leia-se: Twitter, Facebook, etc), tínhamos basicamente duas opções:

  • Uma lista de e-mails: Esta solução funcionou no passado mas acabou não dando muito certo pois não modularizava as discussões, e muitas pessoas recebiam o que não queriam em sua caixa de entrada. Foi então que a lista caiu em desuso por causa disso.
  • Um fórum de discussão: Esta solução também foi implementada e funcionou muito bem por um bom tempo, e também estimulou bastante discussão. Só que manter um fórum dá muito trabalho e requere o comprometimento de pelo menos um grupo de administradores.

Solução

Balanceando estas opções, decidimos nos organizar melhor e partir para a manutenção do fórum. Com isso, o objetivo é manter um canal de comunicação funcional, permanente e participativo do movimento cicloativista de Curitiba com a sociedade.

Precisávamos de um sistema que promovesse a discussão entre as pessoas, e que também fosse fácil e direto de usar. Por isso, como plataforma decidimos usar a rede BuddyPress, com os fóruns baseados em bbPress, ambos integrados ao WordPress.

Informações da Migração

Mas afinal, o que tudo isso aí em cima quer dizer?

  • Que você pode fazer um cadastro no site da Bicicletada.
  • Que você pode usar o fórum de discussão para participar do movimento, perguntar sobre passeios, vender ou comprar bicicletas e até mesmo aprender a dar uma manutenção na sua bike.
  • Que você pode ter um perfil para se apresentar à comunidade cicloativista de Curitiba, com foto e outras informações que você queira disponibilizar.
  • Que você pode fazer novas amizades e entrar em contato com as outras pessoas que também estão cadastradas no site.
  • Que você pode acompanhar tudo o que acontece no site, entre novos posts, tópicos nos fóruns e comentários.
  • Que sua atividade no site acumula uma reputação chamada de “pedalada”. Ao comentar em um post ou criar um tópico no fórum você ganhará mais “pedaladas”, e também poderá ser punido caso não siga as regras de uso.

Para Antigos Usuários do Fórum

Se você já possuía um cadastro no antigo fórum, faça o seguinte:

  • Acesse a área de recuperação de senhas e coloque o seu e-mail.
  • Verifique o e-mail (inclusive na caixa de SPAM) com as instruções para alterar a sua senha.

Se você não lembra do seu e-mail, faça o seguinte:

  • Procure pelo seu usuário (usando seu nome completo ou nome de usuário) no diretório de membros. Não se esqueça de mudar a ordenação da visualização para “Ordem Alfabética“, já que os usuários importados são tidos como inativos e não aparecerão no modo em “Ordem de Atividade“.
  • Na tela do seu perfil, o seu nome de usuário é o nome à frente do caractere @.
  • Informe este usuário através do Formulário de Reporte de Erros, dizendo qual o seu e-mail atual. Resolveremos o mais rápido possível.

Precisamos de Ajuda

  • Os fóruns demandam algum trabalho para manutenção da qualidade e moderação. Se você quiser ser um moderador, basta aparecer em uma Bicicletada ou mostrar algum comprometimento no fórum para podermos conversar.
  • Gostaríamos de dar uma organizada na imensa quantidade de conteúdo deste site. Se você quer trabalhar com conteúdo e editoração, apareça na Bicicletada para conversarmos.
  • Gostaríamos também de dar uma garibada na aparência do site. Se você trabalha com artes gráficas, entre em contato para saber como ajudar.
  • O site, sua estrutura e funcionalidades podem melhorar bastante ainda. Se você é programador e tem experiência com projetos web, desenvolvimento de plugins para WordPress e BuddyPress, versionamento com Git e força de vontade, também vá na Bicicletada ou entre em contato para conversarmos. O site é mantido em um repositório no GitHub.

Se Você Encontrar Algum Problema

Esperamos que todos vocês gostem desta proposta de integração. Aproveitem aí!

Anúncios