Foto da Curitiba Oil Ride Censurada no Facebook

Do Portal R7, a respeito da foto acima.

______

O Facebook removeu neste final de semana uma foto que mostrava diversos ciclistas de Curitiba prestando uma homenagem ao Oilman, personagem urbano que circula pela cidade besuntado e de sunga.

A foto, feita e postada pelo escritor Luiz Andrioli na manhã de sábado (17), chegou a ter 500 compartilhamentos e mais de 600 comentários só perfil do autor – cada compartilhamento abria nova listagem de discussão. Todos as réplicas foram apagadas.

Segundo Andrioli, uma mensagem foi enviada a ele no domingo (18) informando que a foto infringia as regras do site. Andrioli tinha 2.553 contatos até a tarde desta segunda-feira (19).

– Eu achei uma idiotice do Facebook [censurar a imagem]. Até entendo que tenha sido um padrão operacional do sistema deles, mas mesmo assim é uma questão muito burra. Tiraram não só uma foto, mas uma discussão do ar.

A foto foi o mote para argumentações a respeito de mobilidade urbana e sustentabilidade.

– Se uma mídia social não servir para fomentar uma discussão que traga soluções propositivas, não sei para que serve uma rede social.

Já sem o mesmo impacto da novidade, Andrioli postou uma nova imagem, que não teve a mesma repercussão. Porém, alguns usuários fizeram escreveram frases repudiando a censura. Entre os comentadores está o blogueiro Alessandro Martins.

– Que história essa de remoção de foto! As pessoas não estavam nuas!

O Facebook disse não comentar casos pontuais. A assessoria de imprensa disse que não teria condições de responder o porquê de a foto ter sida removida. Nos termos de uso, há uma clausula que proíbe os usuários de postar imagens com nudez.

______

Lembrando ainda que o mesmo compartilhamento feito pela Bicicletada ainda está disponível. Será que vão censurar esta também?

Anúncios