Bicicletada de Nova Iorque e Polícia

Nova Iorque promove substanciais alterações de infraestrutura para favorecer o uso de bicicletas, mediante sinalização de vias compartilhas, implantação de ciclofaixas, implantação de ciclovias separadas por estacionamentos ou por barrreiras físicas, tratamentos especiais de interseções, áreas de parada preferencial em semáforos. Pode-se ter uma idéia dessas mudanças nesse recente vídeo (em inglês).

Por outro lado, a bicicletada (critical mass) de lá sofre há tempos com a repressão policial ostensiva e agressiva. Já foi pior,  com ocorrência de muitas prisões e detenções. Até gerou um documentário chamado Still We Ride. Há alguns clipes de baixa resolução no Google (+-38 minutos) e no Youtube (parte 1 de 4), bem como trailers de menor duração.  Este liame leva para a página do filme.

Agora a cidade concordou, na justiça, em pagar quase um milhão de dólares a 83 participantes da critical mass que foram detidos ou multados no período 2004-2006 (não se incluem aí as prisões ocorridas durante a bicicletada ocorrida por ocasião da convenção do Partido Republicano em 2004, objeto de outra ação). Um reconhecimento dos direitos de circulação dos cidadãos em bicicleta, sem a necessidade de prévia autorização policial.

Saiu ontem no NY Times. Visto no Velo Mondial (em inglês também).