Vá de Ônibus, a Pé ou de Bicicleta. Carro, Não!

Série de reportagens da Gazeta sobre mobilidade:

1. Vá de ônibus, a pé ou bicicleta. Carro, não!

A Gazeta do Povo propôs a três curitibanos o desafio de deixar o carro na garagem por uma semana. Assis mora no bairro Guabirotuba, mas trabalha no Batel e estuda no Centro da cidade. Motorista convicto, considerou a substituição do carro pelo ônibus uma forma de contribuir para o meio ambiente.

2. Quem anda seus males espanta

Caminhar em vez de usar o carro. O desafio da Gazeta do Povo para motoristas convictos mostra como o pedestre contorna o caos do trânsito

(com manifestações do Ghidini e André Caon Lima, da Sociedade Peatonal).

3.  Na terça-feira, véspera do “Dia Mundial Sem Carro”, o tema será a bicicleta, meio de transporte utilizado por Renata Aquino. (GA)

3. Para ir de bicicleta

Atualização de 21/09/2010: Como iniciante, é natural que a Renata tenha sentido alguma insegurança na bicicleta. Alguns motoristas mais agressivos realmente assustam. Entretanto, seguir as recomendações mais comuns de segurança e a experiência levam a uma condução mais segura. Segurança e conforto não são encontrados unicamente dentro da cabine de um carro. Nem se deve concluir que o carro individual é o melhor meio de transporte: ao contrário, ele também é altamente estressante – e perigoso! – para quem o conduz na interação com as demais pessoas participantes do trânsito.

Quanto aos administradores urbanos …, precisam se dar conta de que existe vida inteligente fora do carro particular, merecedora de investimentos eqüitativos tanto na parte física como na parte imaterial. Poderiam começar, por exemplo, pelo treinamento e sensibilização dos motoristas profissionais dos transportes públicos.

É preciso NÃO esperar por eles para mudar a prevalência do automóvel sobre as pessoas.

Anúncios