Mês da Bicicleta

ArteBicicletaMobilidade2009-ok-curvas_img_0

ArteBicicletaMobilidade2009-ok-curvas_img_1

Clique na figura para ampliar

Link para baixar o arquivo pdf, 2,7 MB: ArteBicicletaMobilidade2009-ok-curvas

Precisamos passar do trânsito como suplemento do trabalho ao trânsito como prazer.


O coletivo interluxartelivre, juntamente com o Grupo Transporte Humano, Projeto Ciclovida, Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR, Sociedade Peatonal, Rede Paranaense de Comunicação e as ações da Bicicletada de Curitiba, pretende jogar um questionamento sobre a falta de uma política pública exemplar para as bicicletas como meio de transporte na cidade.Para iniciar o mês, logo no dia 1º, haverá a terceira edição do Desafio Intermodal – uma pesquisa sobre os diferentes modais de transporte mais utilizados, seus benefícios e malefícios para a vida social e privada. Nesta edição teremos dois participantes de cada modal – bicicleta, carro, ônibus, motocicleta, pedestre, corredor – e duas pessoas com problemas de acessibilidade.

O Desafio sai às 18hs do prédio histórico da UFPR (Pça. Santos Andrade), tem como ponto intermediário o DCE da PUC-PR e ponto final a sede do jornal Gazeta do Povo (pça. Carlos Gomes). Serão colhidos dados objetivos de tempo, gastos financeiros e poluição; e subjetivos de nível de satisfação e stress com o modal escolhido. O relatório será entregue aos meios de comunicação e às autoridades competentes afim de que medidas práticas e eficientes sejam tomadas para melhorar a qualidade de vida de todos.

O mês continua com exposições no Beto Batata, intervenções urbanas, ciclecine na Cinemateca, debates e palestras abordando o tema da ciclomobilidade e muitas outras atividades.

(Texto editado a partir de mensagem do Bruno Machado).

Update: veja reportagem da Gazeta do Povo.

Anúncios