8º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO

8º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO
5 a 7 de setembro de 2009 – Campos do Jordão SP

Quem gosta de bicicleta, natureza e aventura não pode perder essa! As inscrições já estão abertas e o número de vagas é limitado.

O maior evento de cicloturismo do país, o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, será realizado este ano na região da famosa estância climática de Campos do Jordão. Numa localização privilegiada, entre São Paulo e Rio de Janeiro, Campos do Jordão está a 1600m de altitude (o mais alto município brasileiro) e preserva ainda muitas matas e araucárias. O clima frio e a arquitetura dos chalés compõem um cenário de montanhas perfeito para um bom pedal.

O evento atrai público de todo o Brasil, desde aqueles que estão querendo começar até os que já fizeram longas viagens por outros países. Em comum, é claro, a paixão pela bicicleta e pela natureza. Como nos anos anteriores, não é necessário ser atleta para participar dos passeios, mas é indispensável estar em boa forma física. As pedaladas serão em ritmo de passeio e com carro de apoio.

Além dos passeios, serão três dias de muitas atividades, entre exposições fotográficas, cursos de mecânica e palestras relacionadas a todo o universo das viagens de bicicleta.

O destaque da programação fica por conta do pré- lançamento do Circuito Costa Verde e Mar, quando será apresentada a mais nova rota para cicloturismo no país. Neste circuito, que foi planejado para ser percorrido em 6 dias, todos os caminhos estarão sinalizados. No total, serão mais de 300 km de ruas e estradas com setas e placas indicativas. Serão mostradas as imagens do percurso, que atravessa 11 municípios de Santa Catarina, sendo 8 deles no belo e recortado litoral do estado.

Quando: 05 a 07 de Setembro de 2009
Onde: Colônia de Férias Espaço Araucária http://www.espacoaraucaria.com.br
Organização: Clube de Cicloturismo do Brasil http://www.clubedecicloturismo.com.br

Informações:
http://www.clubedecicloturismo.com.br/eventos/encontro2009/detalhes

Inscrições (unicamente pela intenet):
http://www.webventure.com.br/bike/conteudo/calendario/evento/id/4472

Veja abaixo a programação completa:

MINI CURSO I – REGULAGEM DE CÂMBIOS
O domínio da técnica de ajuste de câmbios (dianteiro e traseiro) é fundamental para evitar quebras e garantir um bom funcionamento das marchas durante um passeio ou viagem.

por Fábio Eduardo da Silva (FES) – Professor de Física e Administrador, natural de Bauru interior de SP. Iniciou-se no cicloturismo em 1994. Viajou de Curitiba à Florianópolis pelo litoral, o interior e as serras de SC, Estrada Real, Litoral do ES e RJ, Argentina e Uruguai.

MINI CURSO II – AJUSTE DE FREIOS
Ajustar os freios é questão de segurança. É importante ter o domínio da técnica, pois a regulagem pode ser necessária durante um passeio ou viagem.

por Fábio Eduardo da Silva – FES

MINI CURSO III – SUSPENSÕES
Os tipos de suspensões existentes, o funcionamento e o que é importante saber na hora de comprar e de mandar a sua para manutenção.

por Wagner Philadelphi – Praticante de mountain bike e cicloturismo. Gerente Técnico da Proparts, importadora da Rock Shox, Sram, Avid e Truvativ.

PALESTRA E PRÉ LANÇAMENTO – CIRCUITO COSTA VERDE E MAR
Pré Lançamento do novo roteiro totalmente planejado para o cicloturismo. O circuito de 6 dias e 300km percorre litoral e interior da belíssima Santa Catarina.

por Eliana Garcia e Rodrigo Telles – Eliana Garcia – É Bióloga e educadora ambiental. Iniciou no cicloturismo 1988. Já percorreu mais de 20 mil km em viagens de bicicleta, destacando-se: Expedição Parques del Sur (4200km pelo Chile, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil), Expedição Titicaca (Peru e Bolívia) além de inúmeras viagens por mais de quinze estados do Brasil. É fundadora e diretora do Clube de Cicloturismo do Brasil.
Rodrigo Telles
É Engenheiro Elétrico e montanhista. Responsável pela criação e manutenção do site do Clube de Cicloturismo. É colunista da Revista Pedal. Realizou diversas viagens de bicicleta desde 1998, destacando-se: Expedição Titicaca (Bolívia e Peru), Sertão Nordestino, Serra da Canastra (MG), Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros e Litoral Cearense. É diretor e fundador do Clube de Cicloturismo do Brasil.

MESA REDONDA – O PEDALAR E SEUS BENEFÍCIOS AO CORPO E À MENTE
Debate sobre o lado psicológico das viagens em bicicleta e a relação destas com a vida cotidiana. O que é a qualidade de vida e como o cicloturismo pode ser usado como ferramenta para alcançá-la?

por Fábio Samori e Ricardo Monezzi – Fábio – Biólogo, entusiasta das bicicletas. Utiliza a bicicleta como meio de transporte, trabalha com passeios e dinâmicas corporativas com bicicletas. Realizou viagens como: Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP/RJ), Nordeste (AL/PE/PB/RN), Travessia do Marrocos (de Marrakesh à Ceuta), Edimburgo e seus arredores, Costa do Sol Espanhola, além de viagens menores pelos estados de São Paulo e Paraná.
Ricardo Monezzi é Biólogo, doutorando do departamento de Psicobiologia da Unifesp onde atua como pesquisador e professor colaborador da Unidade de Medicina Comportamental. É também docente da PUC-SP e da Uninove. Atualmente tem sua pesquisa focada na medicina integrativa e na fisiologia do comportamento. Foi o primeiro aluno de mestrado da Escola de Medicina da USP a desenvolver pesquisa acadêmica sobre a prática do Reiki (técnica de cura pela impostação de mãos).

PALESTRA DE VIAGEM – DESERTO DO ATACAMA
Pedalada pelo deserto mais alto e seco do mundo. Região do Chile povoada por pequenos oásis, paisagens exuberantes rodeadas de cadeias de vulcões, dunas imensas, lagoas salgadas, formações rochosas inacreditáveis, gêiseres que brotam do solo e misturas de cores e texturas que parecem ser de outro planeta.

por Jorge Blanquer – Advogado, Diretor do Clube de Cicloturismo, iniciou no cicloturismo em 1997. Entre suas viagens realizadas estão a região do Lagamar, as Serras Gaúcha e Catarinense, Rota dos Lagos e Vulcões entre Chile e Argentina, a Carretera Austral na Patagônia Chilena e Deserto do Atacama no Chile.

PALESTRA DE VIAGEM – BUENOS AIRES AO CHUÍ
Uma viagem pelo litoral do Uruguai, dormindo em barracas e albergues, gastando pouco e cheia de surpresas.

por Warley Toschi e Fábio Eduardo da Silva (FES) – Warley é Estudante de Engenharia. Iniciou no cicloturismo em 2004, percorrendo o Caminho de Santiago. Realizou diversas viagens destacando-se: Caminho da Fé, Caminho do Sol, Circuito das Frutas, Circuito do Vale Europeu, projeto Jalapão em bicicleta, Argentina e Uruguai.

ATIVIDADE NOTURNA – OBSERVAÇÃO DO CÉU
Caso as condições meteorológicas permitam faremos uma observação do céu e identificação de constelações e astros.

por Fábio Eduardo da Silva

PASSEIOS
Três passeios em trilhas e estradas da região de Campos de Jordão (várias subidas), sempre em ritmo leve e com carro de apoio.

EXPOSIÇÕES – Exposições fotográficas de viagens de bicicleta.

TESTE DE EQUIPAMENTO – Teste de alforjes Arara Una carregados durante os passeios (é necessário bagageiro instalado na bicicleta).

Anúncios