a bicicleta é a alma do negócio

A bicicleta é hype. Por isso tem aparecido nas campanhas de marketing de grandes empresas. Marcas locais, como o tradicional supermercado Mercadorama, aqui de Curitiba, também exibem agora comerciais protagonizados pela bicicleta.

  http://www.youtube.com/watch?v=QHjWepEjGZ0&hl=pt-br&fs=1

.

Ok, é ótimo ver a magrela circulando entre os incontáveis anúncios de carros na televisão. Principalmente sendo apresentada como uma opção inteligente para o deslocamento urbano. Mas a coisa precisar ir além do marketing.

Nem todos os supermercados desta rede possuem bicicletário. Os que possuem, não estão bem localizados e às vezes em situações precárias. No fórum da Bicicletada não é incomum alguém mencionar que teve sua bicicleta roubada ao estacioná-la nestas regiões obscuras  e pouco valorizada dos estacionamentos.

havan1.

Outro estabelecimento comercial – só para citar mais um entre vários – também usa a bicicleta como um apelo visual importante. Na entrada da Havan há um foto bonita de uma família pedalando. Dá para estacionar o carro bem em frente desta porta. Onde fica o bicicletário? Lá do lado oposto do estacionamento, longe da visão do segurança e dos consumidores da loja. E o que há estacionado no local exclusivo de bicicletas? Uma moto.

havan2.

O marketing não se sustenta se não tiver um mínimo apoio da realidade. Um bom bicicletário deve custar bem menos que uma campanha publicitária. Custa fazer o trabalho completo?

Anúncios