Anita Garibaldi tem ciclovia ?
Os ciclistas em Curitiba vêm enfrentando nos últimos meses mais uma dificuldade. No dia 08 de fevereiro de 2008, a prefeitura de Curitiba publicou notícia anunciando nova ciclovia na Anita Garibaldi. Segue trecho da notícia:
“Na primeira etapa da revitalização da Anita Garibaldi, a Prefeitura investirá R$ 4,39 milhões. O trecho em obra fica entre a rua Professor Nilo Brandão até a Carmelina Cavassin. Serão 3.301 metros de ruas que ganharão novo asfalto, calçadas, ciclovia, urbanização, drenagem e iluminação. Na segunda parte da obra, a Secretaria Municipal de Obras Pública fará o recapeamento de mais 1.700 metros, a partir da rua Carmelina Cavassin em direção a Almirante Tamandaré.”
E ratifica no final:
Revitalização da Anita Garibaldi
-
Revitalização de pavimento e calçada
-
Implantação de ciclovia e nova iluminação
-
Paisagismo
- Investimento de R$ 4,39 milhões
Algumas semanas depois, com o início das obras, a notícia foi novamente publicada pelo Jornale e pela Gazeta do Povo. Essa seria uma ótima notícia se não fosse o fato da “ciclovia” ser, na verdade, a calçada de pedestres com inúmeros obstáculos (como orelhões e lixeiras) com apenas 1,5m de largura e sem sinalização horizontal e vertical alguma para bicicletas. Com isso, os ciclistas agora são constantemente acusados de estarem no local errado. Os motoristas mandam ir para a “ciclovia” e os pedestres reclamam da bicicleta numa calçada com espaço tão reduzido.
Em dezembro de 2008, indagada sobre o trecho citado numa reunião no IPPUC, a arquiteta Maria Miranda afirmou que esse trecho nunca foi ciclovia e deve ter sido um pequeno equívoco da assessoria de imprensa. Mas o erro não foi publicamente assumido, nem houve qualquer modificação na obra.
Mas este não foi o único equívoco cometido pela assessoria em 2008. Eles contabilizaram “equivocadamente” mais de 100km de calçadas como novas ciclovias. Apesar das denúncias feitas (Curitiba dobrou a mentira em 3 anos, O milagre da multiplicação de Ciclovias e no Jornal de Comunicação da UFPR) esta matéria também não foi retificada, tampouco as calçadas chamadas de ciclovias:
Ciclovias concluídas ??
Santa Bernardethe (Lindóia e Fanny)
Brasília (Novo Mundo e Capão Raso)
Maria Trevisan Tortato (Novo Mundo)
Santa Regina (Capão Raso)
Santa Mônica (Capão Raso)
Ipiranga (Capão Raso)
Omar Raimundo Pichet (Xaxim)
Barão de Santa Ângelo (Xaxim)
Dr Julio Cesar Ribeiro de Souza (Hauer)
José Rietmeyer (Guabirotuba)
Isaac Ferreira da Cruz (Sítio Cercado)
Gabriel Frecceiro de Miranda (Xaxim)
Leonel França (Fanny)
Rezala Simão (Portão)
Major Heitor Guimarães (Campina do Siqueira)
General Mario Tourinho (Campina do Siqueira)
Victor Ferreira do Amaral (Tarumã)
1ª etapa da avenida Mascarenhas de Moraes
Vi aVeneto
Angelo Durigan
Renato 17:11 on 17 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Calçadas com asfalto não são ciclovias. Eu me recuso a pedalar em uma calçada asfaltada sem sinalização nas esquinas, principalmente quando se está na contramão.
A prefeitura de Curitiba, a Urbs e outros órgãos públicos são completamente ignorantes quando o assunto é bicicleta. Uma pena. O boneco Richa deveria visitar a Colômbia, se tornar um pouco mais humilde, e aprender com eles.
divo 18:48 on 17 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
ciclovia concluída na rua:
Dr Julio Cesar Ribeiro de Souza (Hauer) ?
Nunca vi coisa dessa por lá, conheço a região.
De mentira em mentira eles vão ganhando tempo, o nariz não cresce por sorte, e aí seguem na mentira eterna. O IPPUC sempre tira da reta pra dizer que não saiu dali as informações mentirosas, mas por outro lado, que outra instituição da prefeitura disporia de tais dados ?
É difícil de acreditar em quem mente várias vezes.
Dizem que uma mentira sempre exige outra e assim por diante, numa roda infinita da mentira.
Mas mesmo assim os caras tem os seus fâs (77%), nem duvido que venham defender essa administração chegada nã enganação.
goura 11:36 on 18 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Luis, e o Ippuc não ficou de dar um parecer, uma resposta daquela reunião que vcs participaram, nos proóximos dias?
Esta notícia que vc colocou mostra bem o quanto eles dão importância pra representação da coisa, pra imagem da coisa, e não pra ´coisa em si´!
Estou na área.
Abraço,
Goura
Luis Patricio 11:46 on 18 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Pois é Renato,
Com todo esse dinheiro que Curitiba tem só do BID (mais de U$100 milhões) dava para fazer coisa bem melhor para os ciclistas?
Divo,
Você pode mandar umas fotos do Hauer para gente mostrar do que estamos falando? Vou tirar foto da Anita.
Olá Goura,
Bem, você também já participou de algumas e sabe como é. O discurso é muito bom. Sempre tem “planos” de novas obras que não saem do papel. Será que vai ter ciclovia na Visconde?
Rafael Buratto 18:49 on 18 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Na minha opinião Curitiba tem 2 ou 3 ciclovias, que estão em péssimo estado, são estreitas e mal sinalizadas, e o que acho pior, só servem para o final de semana, já que não levam ao centro ou ligam os lugares principais. Já as calcadovias, todos sabemos que não são ciclovias.
Luiz Salim 10:47 on 19 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Esses dias vi uma ciclovia de verdade em Estocolmo na Suécia, pena que não me lembro exatamente onde vi isso. Mas o que posso relatar é que era uma calçada de aproximadamente 3 m de largura e a ciclovia ficava na parte externa da calçada com sinalização e tudo, não posso afirmar com certeza, mas tinham sinaleiros para ciclistas. Agora, uma coisa, o que vocês acham da ciclovia da Sete de Setembro? Particularmente algumas reformas a tornariam ideal nos padrões europeus.
Gunnar 12:07 on 19 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu me recuso a pedalar em calçada, buzinem e rosnem o quanto quiserem.
Luis Patricio 12:17 on 19 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Olá Luiz,
Não é preciso ir tão longe. Aqui no Brasil mesmo tem ciclovias com cor diferenciada, faixa pontilhada para indicar duplo sentido, sinalização horizontal e vertical. Tem em Sorocaba, Rio de Janeiro, Recife, Floripa…
Quanto às reformas você tem razão. Muitos trechos poderiam se tornar ciclovias de verdade sem muito esforço.
Santiago 14:28 on 19 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Por falar em ciclovia, eis uma invenção noturna:
http://www.bemlegaus.com/2009/01/estrada-de-luz.html
divo 16:11 on 27 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
A propaganda enganosa continua. Dão notícia de criação de ciclovia onde não existe ciclovia. Estive “vistoriando” a rua julio cesar ribeiro de souza e não encontrei nada além das vulgares calçadovias. Nada contra calçadovia, se for para pedestre, mas dar uma notícia com informação falsa, dizendo que há ciclovia nesta rua e outras em Curitiba, é caso de polícia.
http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/noticias/index.php?cod=337
Acho que caberia reunirmos material e fazermos uma denúncia no Ministério Público, ou os descalabros vão continuar.
Renato 14:42 on 29 Janeiro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Se Curitiba é a capital ECOLÓGICA por que as nossas calçadas tem asfalto? Asfalto é feito a partir do petróleo, por que usar em calçadas?
Anderson Matos 09:36 on 30 Setembro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Embora o assunto aqui seja ciclovias, aproveito para falar sobre os vários equívocos na conclusão das obras da avenida. Pra comçear trechos ainda sem faixas nas ruas, isso sem falar das faixas que foram pintadas e depois apagadas com pixe ou sei lá o que, e refeitas em outras posições. Desperdício de dinheiro? falta de planejamento?
Além disse as “Faixas apagadas” ja estão a vista novamente gerando grande confusão. Outra coisa, espaços proibidos para estacionamento, não sáo respeitados. Policiamento? fiscalização? Grande piada. Ah, sem falar nos inúmeros cruzamentos com a linha ferrea, que ainda tem aquelas malditas bolas de ferro que detonam os carros.
Absurdo.
Ciclofaixas « Grupo Transporte Humano 06:25 on 22 Outubro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
[…] grandes vantagens em relação às ciclovias são baixo custo e menor necessidade de espaço viário. Sem contar que por não haver segregação […]
Julian Carlo Fagotti 11:40 on 28 Outubro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Tenho a idéia de incorporar nos planos de governos a ciclovia de alto desempenho como critério de repasse de verbas federais e estaduais para os municípios. Ou seja, cidade que tem mais ciclovia utilizadas, tem mais dinheiro, por contribuição à natureza. Vou fazer minha parte no meu campo político.
A matéria acima está vinculada no meu blog, Este o outros cometários meus a respeito.
adriano 15:25 on 28 Outubro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
não existe ciclovia tampouco ciclocalçada nenhuma no binário da Santa Bernadette, é ridiculo e inaceitável que um projeto desses não não esteja incluso uma ciclovia-ciclofaixa.
Se quiserem posso tirar e enviar fotos desse local.
Luis Patricio 16:13 on 28 Outubro, 2009 Permalink | Inicie a sessão para responder
Pode mandar sim Adriano.
Nós publicaremos aqui no blog.
obrigado pela ajuda !