Reunião de balanço IPPUC 2008

Ontem fomos ao IPPUC para saber como andam os projetos cicloviários em Curitiba.Apesar de ter sido uma reunião de balanço, ou seja, apresentar o que foi realizado durante o ano que passou, a reunião consistiu basicamente na apresentação de projetos e planos para o futuro. A justificativa para inexistência de obras cicloviárias foi a falta de recursos para tais projetos e a morosidade dos processos licitatórios.

Entre os projetos discutidos estavam a criação de um sistema de aluguel de bicicletas e a instalação de bicicletários no centro de Curitiba. Também foi apresentado o plano diretor cicloviário que prevê uma ampliação considerável da malha cicloviária. Esse plano ainda está em fase inicial, portanto ainda faltam muitos detalhes e também pode sofrer alterações. Ele não tem previsão de início.

Questionados a respeito das obras que já estão em andamento tivemos as seguintes respostas:

Ciclovia Aluizio Finzetto

Ciclovia Aluizio Finzetto

Ciclofaixa da Marechal Floriano

A obra que havia sido prometida para maio de 2008 atrasou, mas deve ser concluída em breve. Ela só será feita até o viaduto da linha verde. De lá até o centro não será implantada a ciclofaixa. Segundo os especialistas não há espaço suficiente. Os ciclistas deverão utilizar a ciclovia da Aluizio Finzetto que se encontra em situação precária e deverá ser reformada futuramente.

Ciclovia canteiro central da Visconde de Guarapuava

Segundos os últimos estudos é viável instalar a ciclovia nesse trecho. O projeto já está em andamento.

Manutenção da rede atual

Não foi feito ainda o levantamento do que precisa ser feito e não há previsão de início de obras. Alguns pequenos ajustes pontuais foram feitos.

Calçada ou ciclovia ?

Calçada ou ciclovia ?

Notícia da prefeitura onde o Presidente do IPPUC Augusto Canto Neto afirma que Curitiba dobrou a estrutura para ciclistas esse ano

Os técnicos afirmaram que essa informação é falsa e declaram que foi um erro da assessoria de imprensa da prefeitura.

Anel cicloviário central

O projeto não foi aprovado e não será implantado

Como provavelmente as obras mais iminentes são os bicicletários, entregamos um documento que aponta questões importantes do ponto de vista dos ciclistas para se levar em conta antes de sua implantação.

Nossa próxima reunião deve ocorrer no final de janeiro. Você também pode participar !

Participaram da reunião:

IPPUC
Célia Bim, José Álvaro Twardowski e Maria Miranda.

UFPR
A professora Iara Thielen (Núcleo de Psicologia no Trânsito) com alunas integrantes do núcleo, a professora Cristina de Araújo Lima (CONCITIBA) e José Carlos Belotto (Projeto Ciclovida).

Grupos ativistas
Leandro Kruszielski, Fabianne Balvedi e Divo Maia (Bicicletada Curitiba), Luis Patricio e Marcelo Gorniski (Grupo Transporte Humano) e o presidente da União de Ciclistas do Brasil, Antônio Miranda.

Luiza e Jadson do Jornale também estavam presentes fazendo a cobertura da reunião.

Anúncios