Ciclovias? Onde?

Ciclovia Centro Civico - São Lourenço

Ciclovia Centro Cívico - São Lourenço - a ponte é separada da via por um desnível enorme e um buraco, em ambos os lados.

Ciclovia da Mariano Torres no cruzamento com Marechal Deodoro

Ciclovia da Mariano Torres no cruzamento com Marechal Deodoro - falta a sinalização e a determinação física de prioridade do ciclista e do pedestre. O ciclista é um descumpridor da lei? Para o motorista que não vê a sinalização, fica sendo, mesmo que não o seja.

O vídeo a seguir, de pouco mais de 2 minutos, mostra a total prioridade conferida aos carros. Sem chance de atravessar a rua.
No debate de ontem lembramos vários problemas encontrados com as ciclovias da cidade. A maior parte delas atende apenas a parques e roteiros de lazer. Há alguns problemas de execução e de manutenção das mesmas.
Um levantamento detalhado e com fotos, feito no ano passado, pode ser acessado a partir do link ao lado de Análise das Ciclovias. Alguns pontos localizados foram submetidos a manutenção por órgãos da Prefeitura.
Todavia, permanece a questão: as vias chamadas de ciclovias, cumprindo parcialmente suas funções, podem ser consideradas como tais em si mesmas e integrantes de uma rede cicloviária?
Qualquer que seja a resposta, sabemos que as condições existentes não são exatamente favoráveis à promoção do uso da bicicleta. Sabemos também que o melhor meio de aumentar a segurança é aumentar substancialmente a quantidade de ciclistas em circulação.
Anúncios