Reunião IPPUC PlanMob

Reunião sobre planmob no ippuc

Entrega do relatório ao IPPUC

No dia 12 de março participamos da terceira reunião do Plano de Mobilidade de Curitiba (PlanMob) que em breve será encaminhado para a Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Haviam também representantes do sindicato do transporte coletivo, do Ministério Público, da URBS, cadeirantes e alguns outros.

Após a apresentação do que deve ser encaminhado à CMC, foi passada a palavra para os convocados para a reunião. Segue abaixo alguns dos itens constantes no relatório da Bicicletada que foi entregue ao Coordenador Geral do PlanMob, Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida:

  • Realização de um levantamento da situação atual da rede cicloviária para posterior melhoria e manutenção
  • Elaboração de um Programa de Estacionamento amplo para o centro da cidade e para alguns locais geradores de tráfego, tais como escolas públicas, prefeitura, fóruns judiciários, praças de esportes públicas
  • Nomeação, entre seus técnicos, de uma pessoa dedicada às questões cicloviárias, concentrando nela todas as ações a serem empreendidas daqui por diante

Alguns desses pontos já constavam no documento do IPPUC e foram brevemente discutidos. Eis alguns temas presentes na proposta do IPPUC que deverá ser encaminhado à CMC:

  • Priorizar a circulação não-motorizada no Centro, com a ampliação das áreas úteis de calçadas e calçadões, com a implantação de ciclovias / ciclofaixas e bicicletários; e a implantação de semáforos com tempo de pedestres em cruzamentos semaforizados.
  • Restringir o acesso de veículos automotores de transporte individual a determinadas áreas em determinados períodos.
  • Aperfeiçoar e ampliar o sistema cicloviário de Curitiba e suas conexões metropolitanas, atravé do detalhamento do Plano Diretor Cicloviário

Esperamos que essas e outras medidas referentes à ciclomobilidade sejam prioritárias e possam ser implantadas o mais breve possível. Reafirmamos que estamos disponíveis para ajudar no que for possível.

Além do relatório também entregamos: 1) um laudo sobre o edital dos seis bicicletários que não recebeu uma única oferta, 2) um dos modelos criados para a campanha “Estabelecimento amigo da bicicleta”, 3) uma cópia do vídeo Sociedade do Automóvel e 4) uma cópia do Projeto Transporte Livre desenvolvido na CELEPAR.

Leia mais:
Relatório Completo da Bicicletada Curitiba
Laudo sobre edital de bicicletários
Análise das Ciclovias de Curitiba

Versão em inglês