Rio vai ganhar quatro ‘ecotáxis’, que começam a circular em Volta Redonda

Publicada em 16/07/2008 às 18h38m

O Globo Online O Globo

RIO – Em tempos de preocupação com o meio ambiente, o estado do Rio vai ganhar quatro modelos de veículos ecologicamente corretos. A partir desta quinta-feira, começam a circular em Volta Redonda os primeiros ecotáxis, triciclos usados para transporte público nas principais cidades da Europa. Os novos meios de transporte fazem parte do programa Pedala VR, que vai ser lançado durante a festa de comemoração dos 54 anos da cidade. Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, o objetivo do ecotáxi é dar mais uma alternativa de mobilidade para as pessoas, principalmente nos municípios do interior, onde as distâncias não são longas.

  • Precisamos conscientizar o maior número de pessoas de que elas não precisam apenas do carro para se locomover. Existem outras alternativas muito interessantes, como os triciclos e as bicicletas, que podem suprir a necessidade do carro e ao mesmo tempo contribuir para um ar mais puro. Acho que esse tipo de transporte seria super bem-vindo na orla do Rio e no Caminho Niemeyer, em Niterói. Agora que os primeiros modelos chegaram, vamos apresentá-los para as prefeituras – disse o secretário Julio Lopes.

Os ecotáxis vão transportar os moradores pelos 35 quilômetros de ciclovias e faixas que a prefeitura está construindo em Volta Redonda. O programa tem os mesmos moldes do Rio-Estado da Bicicleta, da Secretaria Estadual de Transportes. Os novos veículos foram projetados para um ciclista/ motorista e dois passageiros na parte de trás. Em vinte e nove cidades do mundo, como Paris, Lion, Amsterdã, Barcelona, Atenas, Roma, Berlim e Tóquio, os triciclos já são utilizados e levam o nome de “velotáxi” . Além de facilitarem o deslocamento do dia-a-dia, servem para incrementar o turismo.

  • Acredito que, no Rio, os turistas iam achar muito simpático poder passear pela orla da Zona Sul ou da Barra e, nos finais de semana, no Centro Histórico do Rio a bordo do ecotáxi. Além de ser um passeio agradável, é um transporte limpo, que não polui o meio ambiente. Em cidades da Europa e também dos Estados Unidos, as prefeituras incentivam e investem neste tipo de transporte. Esperamos que isso também comece a acontecer por aqui – destacou Julio Lopes.

Em Volta Redonda, a festa de lançamento, que deve reunir mais de 2.000 participantes, contará com um passeio ciclístico e uma competição valendo prêmios em dinheiro. Segundo o prefeito de Volta Redonda, Gothardo Netto, os ecotáxis vão resgatar a imagem-símbolo da cidade.

  • Queremos fazer uma grande festa e resgatar a tradição do uso da bicicleta, que sempre foi característico em nosso município. Todo cidadão sabe que a imagem que melhor representa Volta Redonda é a do operário indo trabalhar de bicicleta com seu uniforme e capacete. E antigamente era assim mesmo. Hoje, perdemos um pouco essa vocação, mas com o lançamento do Pedala VR e com a adesão ao programa Rio-Estado da Bicicleta, vamos recuperar essa nossa característica – disse o prefeito.

http://oglobo.globo.com/rio/transito/mat/2008/07/16/rio_vai_ganhar_quatro_ecotaxis_que_comecam_circular_em_volta_redonda-547271688.asp

Anúncios