OLHA AÍ PESSOAL, VAMOS BOTAR NOSSAS BIKES NAS RUAS PRA VALER!

O Rodrigo postou essa notícia como comentário, mas devido à sua importância, resolvi transformá-la em um post.

IPPUC realiza pesquisa sobre a mobilidade urbana

Informações ajudarão a definir os planos de melhoria no tráfego e a implantação do metrô
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) vai promover quatro das maiores e mais importantes pesquisas na área de mobilidade urbana na Capital e região. As pesquisas serão realizadas entre os meses de março e junho, e compreendem a contagem de embarque e desembarque em estações intermediárias e Terminais de Transporte Coletivo do Eixo Norte-Sul, a velocidade e retardamento em 38 rotas de tráfego de Curitiba, o perfil dos usuários de bicicleta e a contagem de veículos e bicicletas em 80 pontos no Município de Curitiba, e o perfil das empresas de serviço de cargas.

Para a realização de pesquisa de contagem de embarque e desembarque em estações intermediárias e terminais de Transporte do Eixo Santa Cândida/CIC-Sul — que acontece ainda neste mês — o IPPUC está treinando 162 pessoas. Esta pesquisa oferecerá subsídios ao projeto do Metrô de Curitiba e ao plano de mobilidade, com a conceituação funcional e operacional do sistema Norte-Sul e dimensionamento das estações.

Ainda em março, será realizada pesquisa de velocidade e retardamento em 38 rotas de tráfego de Curitiba. Esta mostra permitirá aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento de 80% do tráfego da cidade oferecendo subsídios à melhoria do tráfego e ao plano de mobilidade.

Nos meses de abril, maio e junho serão realizadas entrevistas com usuários de bicicleta e contagem de veículos e bicicletas em 80 pontos da Capital, com o objetivo de oferecer informações para ampliação da rede cicloviária. Com o mesmo objetivo e no mesmo período — mas aos domingos — será realizada pesquisa em 30 pontos com freqüentadores dos parques para definir perfil dos usuários de bicicletas nos parques da cidade.

Também em abril e maio serão realizadas entrevistas nas empresas de serviço de cargas, em 235 locais (amostra de 10%), em Curitiba e Região Metropolitana. A intenção é conhecer roteiros da circulação de mercadorias em Curitiba.
Desde 2005, o IPPUC voltou a realizar pesquisas que subsidiam o planejamento da cidade. Entre 2005 e 2007 foram feitas 13 pesquisas. Entre as mais significativas a pesquisa de opinião e contagem de usuários no Mercado Municipal, a pesquisa domiciliar realizada na área do Xapinhal, em conjunto com a COHAB, a contagem de cinco rotas de tráfego de veículos e de ônibus uma pesquisa de contagem de bicicletas na Cidade Industrial de Curitiba.