Bicicletas Urbanas no Brasil

O Brasil não possui uma grande tradição ciclística, principalmente no que se refere ao uso da bicicleta como meio de transporte. Vista como um instrumento de esporte ou lazer, o modelo de bicicleta que acabou se popularizando por aqui foi a Mountain Bike, que até hoje reina absoluta. Porém, como qualquer pessoa que pedala todo dia pode comprovar, Mountain Bikes definitivamente não são a melhor opção para se locomover nas grandes cidades: guidão baixo, pneu inadequado, falta de pára-lamas e suspensão, etc.

As poucas bicicletas de transporte à venda em terras tupiniquins são as boas e velhas Barra Forte (Caloi) e Barra Circular (Monark). Robustas, de mecânica simples e baixo custo de aquisição, essas bicicletas são feitas para um consumidor de baixa renda, que pedala simplesmente por não ter recursos para pagar por outro meio de transporte; o que, grosso modo, corresponde ao perfil da maior parte dos brasileiros que se locomovem diariamente de bicicleta. Devido a isso, não temos boas bicicletas urbanas sendo produzidas ou sequer comercializadas aqui. A única opção nacional, além das já citadas “Fortes”, é a caríssima Caloi City Tour.

bikevol  

Mas vale a pena investir e “equipar” a bicicleta. Afinal, ela vai levar-lhe para cima e para baixo diariamente, então é importante que seja funcional, confortável e prática. Minha última aquisição foi um alforje. Depois que o instalei, não entendo mais como vivi até hoje sem um. Útil para levar as compras do mercado, a muda de roupa para trabalhar, barraca ou saco de dormir, livros ou mesmo a carteira e o boné, o alforje possui diversas vantagens sobre a mochila: não cansa as costas, não prejudica os movimentos do ciclista e ajuda a manter o centro de equilíbrio estável e baixo, além de ter uma capacidade de carga muito maior. 

Por outro lado, há aqueles que curtem mesmo é uma bicicleta bem leve e despojada, como é o caso da tribo da Rodafixa. Mais sobre essa filosofia de pedal no blog do Gabba.

Fotos  da última bicicletada (26 de janeiro) disponíveis nesse album do Peters.

Anúncios