Reunião IPPUC

Graças ao esforço de vários ativistas demos mais um passo para incluir oficialmente a bicicleta no PlanMob 2008.

A reunião foi basicamente uma apresentação das intenções. Nada foi decidido ou encaminhado e acredito que cumprimos bem o nosso papel.

Serão realizadas novas reuniões provavelmente até abril. Nosso relatório precisa ser revisto e ampliado.
O levantamento das ciclovias deve cobrir toda a malha. Também fizemos menção sobre o edital dos bicicletários. O parecer do Rosen ficou muito bom. Acho que faltou só uma tabela de receita X gastos para ajudar a demonstrar a viabilidade.

A reunião foi extremamente informal. Não haviam muitos representantes de sindicatos ou organizações. Estava o pessoal do IPPUC responsável pelos planos. Além deles estava:

Apresentou um extenso estudo sobre o serviço prestado pela RIT, grau de satisfação do usuário, perfil, dificuldades etc …

Ele apontou que os principais problemas são: lotação, falta de segurança e a queda da velocidade média dos ônibus por causa do tráfego intenso.

Sugeriu algumas formas de reduzir a tarifa solicitou ampliação de canaletas e não “demonstrou” preocupação com a perda de usuários caso haja um investimento cicloviário.

Na verdade, com menos carros nas ruas haverá muito mais espaço para ônibus. Essa melhoria no serviço atrairia mais usuários, inclusive ciclistas que por qualquer motivo não possam pedalar no dia.

  • Ricardo Hartmann, Luis Patricio e Antônio Miranda – Bicicletada Curitiba

Após a apresentação do Airton levantamos algumas questões e em seguida o Miranda apresentou nosso relatório e Patricio fez algumas observações pontuais ao longo do discurso. Hartmann também fez alguns questionamentos.

  • Representante do MP sobre a acessibilidade

Se ateve em cobrar a observância das leis em relação à acessibilidade

Recebemos mais um CD com as propostas preliminares e estamos aguardando as próximas convocações.

Anúncios