Bicicleta é o meio de transporte mais eficiente, aponta estudo

A pedidos, a reportagem da Gazeta:

Bicicleta é o meio de transporte mais eficiente, aponta estudo

 
 

Em 10 de outubro foi realizado o Desafio Intermodal para descobrir qual o transporte mais eficiente a ser usado na cidade em horário de pico, quando milhares de curitibanos ficam presos no trânsito. Duas bicicletas, um usuário de ônibus, um carro, uma moto e um pedestre participaram do desafio. Todos saíram às 18 horas da Rua Augusto Stresser, no Juvevê, e foram até a prefeitura, no Centro Cívico, passando pela Câmara Municipal. Na ocasião, uma das bicicletas venceu a corrida.

Agora, o relatório do desafio mostra que o ciclista levou vantagem não apenas no tempo.
De acordo com os dados do grupo Bicicletada-Curitiba a bicicleta, junto com a opção de andar a pé, é o transporte mais econômico, pois tem gasto zero em seus trajetos. Em relação aos danos ao meio ambiente, as locomoções feitas de bicicleta e a pé foram as mais ecológicas, com nenhuma emissão de dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), hidrocarboneto (HC) e hidrocarboneto não-metano (NMHC). Os veículos mais poluentes foram o carro e a moto.

Levados em consideração todos os itens medidos, a bicicleta que fez o percurso pelas ruas foi o transporte mais eficiente, seguida da bicicleta que utilizou ciclovias, da locomoção a pé, da moto, do ônibus e o carro ficou em último lugar.

Anúncios