Desafio Intermodal 2007

Qual será o meio de transporte mais eficiente para atravessar a cidade em um horário que milhares de curitibanos ficam presos no trânsito na volta para casa?

Para repensar a mobilidade das pessoas na cidade de Curitiba e promover e estimular o uso da bicicleta, o grupo Bicicletada Curitiba promoveu o Desafio Intermodal. Diversos meios de transporte, saindo ao mesmo tempo de um mesmo local no horário de pico e devendo chegar a um destino comum. As regras foram simples, cada participante saiu da Rua Augusto Stresser 207 e chegou à Prefeitura tendo passado obrigatoriamente pela Câmara Municipal. Sempre respeitando as leis de trânsito e as regras de segurança de cada modal utilizado.

Data: 10 de outubro de 2007, quarta-feira às 18:00
Ponto de partida: Rua Augusto Stresser, 207 – Juvevê
Destino: Prefeitura de Curitiba no Centro Cívico

Quem usa a bicicleta economiza tempo, dinheiro e saúde. Com o intuito de analisar de maneira mais confiável este aspecto do transporte urbano, organizamos um relatório do Desafio Intermodal no Trânsito. A iniciativa foi um sucesso e deu visibilidade ao fato de que uma política de incentivos ao uso da bicicleta como meio de deslocamento nas grandes cidades é desejável, acima de tudo. Mais infra-estrutura viária, estacionamentos e campanhas de sensibilização levarão cada vez mais pessoas a buscarem a praticidade da bicicleta. Essa situação gerará benefícios para todos os cidadãos, tanto os que ficam presos no engarrafamento dentro de seus carros, quanto, principalmente, a maioria dos habitantes da Região Metropolitana de Curitiba que se deslocam a pé e de ônibus.

A iniciativa gerou grande repercussão na mídia e uma discussão nacional sobre o tema através da
realização de várias reportagens e eventos semelhantes em vários pontos do país.

Curitiba, 10/10/2007

Logo após o 1º Desafio, ciclistas entregam propostas para ampliar o uso da bicicleta na cidade, ao Secretário Municipal de Governo Rui Hara e ao Secretário Maurício Ferrante. Curitiba, 10/10/2007 Foto: Brunno Covello/SMCS

Anúncios